quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ferramentas virtuais

Olá,
durante um bom período eu estive analisando como tem sido a cobertura de certos eventos e acompanhado alguns amigos da blogosfera como eles estão fazendo tal serviço. Equipados com câmeras digitais, celulares, iPhones, Notebook e agora o mais novo netbook, como se tivessem preparados para uma coletiva de imprensa mas o detalhe é que todos são meros blogueiros. Antigamente não se via pessoas comuns de blog´s que anteriormente o blog passava a idéia de diários da vida particular e hoje ganham espaços e atenção. Essa pessoas antes consideradas comuns estão fotografando, filmando tudo e todos. O Alexandre Fugita colocou um post sobre uma coletiva de lançamento do Chrome do Google como titúlo “Sinal dos tempos” Então comeceia buscar ferramentas que poderiam me auxiliar nessa situação e resolvi fazer esse post para mostrar pra vocês o que eu uso para transmitir as palestras, bate papo, encontros qu participo.
Talvéz não seja novidade pra muitos amigos que tenho na twittesfera, mais ainda existe uma galera que não sabe como fazer pra cobrir um evento e nem o que usar para tal coisa.
Então vai ai algumas dicas de equipamentos e aplicativos que eu considero fundamentais:
Equipamentos
1 - Notebook (no meu caso Netbook).
Gente eu coloquei o notebook como o primeiro da lista pois ele é o equipamento principal para a publicação dos acontecimentos do evento. Eu sei que muitos não tem condições para compra de um notebook. Mas com a chegada dos pequeninos Netbook e o preço rasoavél que estão chegando acredito que dá pra apertar um pouquinho e comprar. Veja abaixo os preços dos Notebook e Netbooks.
2 - Camêra DigitalO papel da camêra dgital nesse ramo de blogueiro/jornalistico é fudamental, sem ela você perde boa parte do contéudo que o evento está gerando, ou seja, algo que você viu é que apenas uma foto descreveria melhor do que um breve texto, é a famoso provérbio “uma imagem vale mais que mil palavras”.
3 - Celuares
Eu acredito que nesse momento que você est´lendo esse post já deve ter usadoo seu celular, e a mioria dos leitores tem um celular.
O Brasil atingirá 170 milhões de celulares habilitados até o fim do ano que vem, chegando à marca de 87,3 aparelhos para cem habitantes. A estimativa foi produzida pela consultoria Tendências, que prevê um crescimento de 21% no setor neste ano e 16% para 2009. Os últimos dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informam que atualmente existem 133 milhões de celulares habilitados, o que representa uma densidade de 69,5 terminais por cem habitantes. Fonte: Folha Online
cada vez mais os celulares ganham funcionalidades, antigamente só usavamos para ligar e atender ligações, hoje queremos mais do que isso. A cada lançaento de um celular nós esperamos que tenha algo surpreendente. Basicamente o celular tem que ter camêra fotografica, grave videos, e agora tenham acessoa a rede Wifi. Isso é só o começo. Com a chegada da tecnologia 3G no País, melhora mais ainda para quem tem interesse de levar a serío esse nicho de cobrir eventos e publicar em blog´s. Bom eu acredito que basicamente com esses equipamentos que acabei de citar você consegue publicar com uma otima qualidade eventos em geral. Agora vem a pergunta “Quais aplicativos usar?” Se eu fosse listar aqui a quantidade de aplicativo que pode ser usado para tal coisa, esse post ficaria enorme e mesmo assim não iria satisfazer a todos.
Aplicativos
Eu vou começar essa seção pelas redes sociais e explicar algumas ferramentas que você tem que instalar nelas para difundir seu conteudo. Como hoje em dia as ferramentas online tem se agrupado para facilita aos usuarios, e mais e mais redes sociais tem se convergido, fica facil você publicar fotos, textos, audios e videos em algum mecanismo ou hospedeiro, que rapidamente sua rede de amigos (seguidores, no caso do twitter) terá acesso ao contéudo. A primeira coisa a fazer é saber em quais redes sociais você está cadastrado(a), ou seja,
orkut-logo facebook-logo myspace_logo
O primeiro é Orkut, sem comentários não é verdade? Os brasileiros são a maioria de usuarios desse serviço, veja abaixo um dado interessante sobre isso. memberuserorkut

FONTE É "http://www.copiarecolar.com/2008/09/blogueiro-cobrindo-eventos" GOOGLE .

Um comentário:

  1. Gostaria de saber em que escola concluíste o curso de formação de professor (escola normal). Procuro colega que formou-se comigo na Escola Normal Primeiro de Maio em Porto Alegre com o nome Marlise Born...

    ResponderExcluir